exames


Método de diagnóstico que compreende a análise por ultrassom da anatomia e função do coração e parte dos grandes vasos em repouso.


Pode ser realizado em pacientes de todas as idades, incluindo recém-nascidos. As principais indicações são: avaliação e dimensão das cavidades e da função ventricular, doenças valvulares, cardiopatias congênitas, sopros cardíacos, endocardite infecciosa, pericardites e derrame pericárdico, hipertrofia ventricular, avaliação pós-cirurgia cardíaca etc.



Critérios para realização do Exame


  • Exame realizado somente com pedido médico;
  • Documento do paciente;
  • Guia de autorização para realização do exame (quando o convênio médico exigir);
  • Trazer exames anteriores referentes à área a ser examinada (se possuir);


Importante


Para pacientes com menos de 18 anos: o exame somente será realizado mediante a presença de um acompanhante adulto.



Medicações


Não suspender nenhuma medicação sem orientação do médico. Para informações e/ou agendamento do exame, ligar para a Pulsar.


O Teste Ergométrico é uma prova médica não invasiva, utilizada no diagnóstico de doenças cardiovasculares, bem como na avaliação terapêutica e para fins de condicionamento físico e de reabilitação. A medida do nível de capacidade física é hoje uma das mais importantes informações preventivas em diversas áreas da medicina, não apenas para cardiologia, e o teste ergométrico é capaz de fazer esta avaliação.


O exame consiste na aplicação de um esforço físico com aumento progressivo na intensidade do exercício. Durante o exame, são realizados acompanhamentos contínuos do eletrocardiograma, da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e da capacidade física.


A probabilidade de alguma complicação cardíaca grave durante o teste ergométrico é extremamente rara, porém, não é nula. Devido a isso, o teste ergométrico deve ser realizado por um médico qualificado e especializado nessa área.



Para que serve


Entre os métodos diagnósticos é o exame de escolha na detecção de isquemia miocárdica (que tem como principal causa a obstrução das artérias coronárias).


  • Entre a população sadia auxilia na programação de atividade física;
  • Outras doenças cardíacas, como valvopatias, miocardiopatias, para esclarecer o grau de limitação funcional, colaborando no segmento e estratificação de risco;
  • Nas diferentes arritmias e distúrbios de condução de estímulo e na avaliação adicional de hipertensão arterial;
  • É um exame que emprega a realização de esforço físico programado, com a finalidade de evidenciar alterações cardiovasculares em exercícios que porventura não estejam presentes em repouso.


Como é feito


O teste ergométrico está disponível na Clinica Pulsar e pode ser realizado em qualquer pessoa capaz de andar/correr sobre a esteira, independentemente da idade. Pacientes com menos de 18 anos deverão estar acompanhados por pessoa maior responsável legal.



Preparo e contraindicações



Não é recomendado realizar este exame:


  • na presença de infecções (ex.: gripe, febre), em jejum (pois podem interferir na avaliação da capacidade física).


Como em qualquer exame médico, somente será realizado mediante pedido do médico.
Não é necessária uma preparação específica, mas algumas recomendações são importantes:


  • não fazer o exame em jejum;
  • não fumar por três horas antes do exame;
  • não fazer uso de bebidas alcoólicas ou ir à academia no dia do exame;


É importante salientar que o paciente deverá utilizar roupas e calçados confortáveis para a realização do exame como agasalho esportivo ou calção e tênis de corrida. A recomendação de tomar ou não medicamentos no dia do exame fica a critério do médico que o solicitou.


Para pacientes com menos de 18 anos: o exame somente será realizado mediante a presença de um acompanhante adulto.
Para informações e/ou agendamento do exame, ligar para a Pulsar.


Nas arritmias cardíacas, nem sempre é possível detectar algum problema em curtos espaços de tempo. Para resolver esse entrave, existe o sistema Holter, que monitora o paciente realizando a gravação de um eletrocardiograma, de maneira contínua, no período de 24 horas.



Para que serve


Indicado na avaliação cardiológica geral e pode ser utilizado adicionalmente no estudo de:


  • Distúrbios do ritmo cardíaco (Arritmias em geral);
  • Bloqueios cardíacos;
  • Comportamento do coração durante atividades físicas;
  • Isquemia transitória (doença nas artérias do coração);
  • Resposta aos medicamentos;
  • Comportamento dos marca-passos e desfibriladores;


Como é feito


O exame tem início com a instalação do microgravador de Holter no paciente, feita por meio da colocação de eletrodos adesivos ao corpo em pontos específicos do tórax. O paciente recebe também um diário para anotar as principais atividades do dia e os eventuais sintomas sentidos no período em que está sendo monitorado. Após a instalação, o paciente é liberado para seguir sua rotina diária normal e toda atividade elétrica do coração no período da monitoração ficará registrado no gravador e será a matéria-prima básica para a avaliação médica. A análise e interpretação do exame são realizadas em computadores dedicados, com softwares específicos e por médicos especializados, que emitem relatórios detalhados dos registros. A gravação é contínua, e assim, qualquer alteração pode ser detectada, mesmo que o paciente não apresente sintomas prévios.



Preparo e contraindicações


Os aparelhos utilizados registram tudo em flashcard (cartões de memória). O Serviço de Arritmias da Pulsar está equipado com gravadores digitais extremamente pequenos e leves. Além disso, não produzem nenhum tipo de ruído, por não serem fabricados com partes mecânicas. Não há preparo específico e nem contraindicação para a realização do Holter.



Preparo


Tomar banho antes de realiza o exame;
Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento;


É fundamental, em caso de pacientes portadores de marca-passo, trazer a carteirinha de identificação do aparelho para cópia das informações. A falta destas informações prejudica e até impede a análise e a interpretação do exame.


A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecida como MAPA, é um exame que realiza medidas automáticas da pressão arterial. Um gravador especial, que você carregará na cintura, acoplado a um manguito, semelhante ao do aparelho de pressão comum, é fixado no seu braço e realiza medidas da pressão arterial a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período da noite, de forma semelhante ao realizado em consultas médicas. Os dados são armazenados nesse aparelho e após as 24 horas, o paciente retorna para a retirada do equipamento. A MAPA identifica a presença de pressão arterial elevada fora do consultório médico nas atividades rotineiras.



Como funciona


O exame monitora a média das pressões durante o período em que paciente fica acordado e também durante o sono, possibilitando uma análise mais minuciosa dos níveis pressóricos. Os resultados desse exame podem facilitar o diagnóstico e acompanhamento das pessoas com problemas de pressão arterial. Serve também para estudar a associação entre sintomas e alterações da pressão arterial.


O paciente deverá anotar suas atividades durante o período do exame, de forma simples, como o horário em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.



Integrado à Pulsar


Para a realização do exame, as atendentes da Clínica Pulsar, passam algumas recomendações aos pacientes:


  • A MAPA deve ser marcada em um dia de atividades habituais;
  • Deve-se evitar a prática de exercícios físicos durante as 24 horas que precedem o exame;
  • Recomenda-se que o paciente tome banho antes do exame, uma vez que não será permitido tomar banho com o aparelho;
  • Em caso de uso de medicamentos, o paciente deve listar as doses e os horários.

A maioria das pessoas podem fazer a MAPA.


É um exame seguro e praticamente livre de complicações. Queixas mais frequentes, como desconforto no braço, geralmente tolerável, e dificuldade para dormir, costumam ser as mais comuns. Inchaço no membro superior, problemas circulatórios e reações alérgicas à braçadeira são complicações raras, mas que podem ocorrer.


A Clinica Pulsar possui aparelhos, aprovados pelos órgãos internacionais de validação de equipamentos. O principal diferencial é a qualidade no preparo e instalação por parte do grupo técnico da Pulsar e pelos laudos que são interpretados por especialistas na área de Hipertensão arterial.


Para informações e/ou agendamento do exame, ligar para a Pulsar.